Disseram que uma das piores coisas do mundo são os publicitários. É bem verdade que seus trabalhos são maniqueístas, oportunistas e mentirosos, mas nem por isso posso chamar eles de seres com essas características (até porque estou no ramo há algum tempo, rs). Não que eu consiga imaginar a idéia de alguém que separa muito bem as coisas, mas é que publicidade é assim mesmo – canastrona.
A pergunta que me bate hoje é se a agência Unilever da Dove é assim, cheia de canastrões, ou se eles realmente querem um mundo melhor. A questão é que foram inteligentes o suficiente pra se tornarem amigos das (os) consumidoras (es) de Dove a partir de campanhas que acreditam em determinados princípios.
Sim, começaram com Dove Evolution, que retratava o quão poderoso pode ser o mundo da tecnologia para vender uma beleza fake. E assim conquistaram Cannes e o mundo num boca-a-boca incrível. Porém, no VT, além de divulgar a Campanha pela Real Beleza, criticaram o mundo dos cosméticos que vulgarizam a beleza feminina.
Agora, aparecem com esse Onslaught, que vai bem mais além, pois toca na família. Dessa vez o foco é uma menina bombardeada pela explosão do mundo da beleza – cosméticos, malhação, plásticas, etc – e uma frase final diz:
Fale com sua filha antes que a indústria da beleza o faça.
Difícil julgar se isso seria somente um dos novos braços da propaganda oportunista (com a máscara da “responsabilidade social”) ou se realmente a Dove, além de querer vender seus produtos, está interessada num consumidor mais ligado nos problemas deste mundo. Veja abaixo o novo vídeo, cujo o título em português significaria algo como Ataque Poderoso.
Ricardo Oliveira
Ricardo,
Adorei isso aqui menino!
muita informação, muito “tudo”..
cotidiano, humor, crítica…
tu escreve muito bem rapá!
vou lhe visitar sempre agora por aqui…=)
a propósito, muito pertinente isso sobre a dove..me deixou refletindo aqui..
Realmente, Onslaught é muito mais “peso” do que o Evolution.
Me deixou pensativo…
um professor meu sempre dizia:
“não se iluda! a publicidade
é egoista. ela só pensa nela
em todo o tempo, mesmo quando
vc acha que ela te ama”. não
foram exatamente esses palavras,
mas foi bem por ai. hehehehe
nem existe ponto-sem-nó no
meio publicitário. é cara de
bonzinho fantaziado de lobo-mau
sim, nem me engano mais. mas é
muuuuito bem bolado.
Meu problema é justamente com essa visão pessimista demais ELi…pq eu fico me perguntando se realmente é impossível existir alguém querendo fazer propaganda responsável de verdade.
Claro que, ao mesmo tempo, me lembro do historico da propaganda mundial e tudo volta ao pessimismo…
Mas…
Poxa… q post legal hein.
Axei mt massa mesmo o cermecial, mas em tempos de marketing viral não dá pra confiar 100%
O conceito da publicidade não é se preocupar com o mundo, é fazer seu cliente vender não importando se vai ter que usar o bem ou o mal para isso.