Sem widgets o last.fm não é nada

table.lfmWidget535f2e52bdf403ffc8d0c7d580d193de td {margin:0 !important;padding:0 !important;border:0 !important;}table.lfmWidget535f2e52bdf403ffc8d0c7d580d193de tr.lfmHead a:hover {background:url(http://cdn.last.fm/widgets/images/en/header/chart/topartists_regular_red.png) no-repeat 0 0 !important;}table.lfmWidget535f2e52bdf403ffc8d0c7d580d193de tr.lfmEmbed object {float:left;}table.lfmWidget535f2e52bdf403ffc8d0c7d580d193de tr.lfmFoot td.lfmConfig a:hover {background:url(http://cdn.last.fm/widgets/images/en/footer/red.png) no-repeat 0px 0 !important;;}table.lfmWidget535f2e52bdf403ffc8d0c7d580d193de tr.lfmFoot td.lfmView a:hover {background:url(http://cdn.last.fm/widgets/images/en/footer/red.png) no-repeat -85px 0 !important;}table.lfmWidget535f2e52bdf403ffc8d0c7d580d193de tr.lfmFoot td.lfmPopup a:hover {background:url(http://cdn.last.fm/widgets/images/en/footer/red.png) no-repeat -159px 0 !important;}

Desde 25 de agosto uso last.fm e continuo com uma opinião dividida sobre o mesmo. É realmente ótimo poder ter registrado o que você tem escutado e mostrar de uma maneira mais prática aos amigos. Sim, é muito bom conhecer novos artistas através de outras páginas e também pelas próprias indicações do portal. Mas ele, por ele mesmo, não é quase nada.

A questão é que o last.fm só ganha valor real como comunidade virtual graças aos widgets. É somente através deles que ele se insere no conceito de convergência midiática que se espalha cada vez mais intensamente nos blogs. Um widget, no sentido prático, são esses recursos de outros sites que você pode usar dentro do seu (como essa janelinha do last.fm no início da postagem). No DIVERSITÀ eu uso um widget de meteorologia e um do FeedBurner. Porém, no final das contas, o Blogger hoje em dia trabalha fazendo de todo o seu sistema (blogroll, links, adsense) como se fossem widgets.

Arrisco até dizer que se não fosse tal recurso o last.fm estaria fadado a sumir em pouco tempo. É bem fácil você achar blogs que usam as janelinhas do portal nos seus menus, indicando quais canções ouviram no último minuto ou os artistas mais tocados na semana. Ainda falta tal recurso à principal comunidade de relacionamentos que o Brasil utiliza, o Orkut. Eles estão bastante atrasados quanto a isso, ao ponto de outras empresas produzirem a idéia, como a PowerScrap. Isso, claro, sem falar que seus principais concorrentes já dispõem da idéia há tempos, como o FaceBook ou MySpace.

E aí, Orkut?

Ricardo Oliveira

5 Replies to “Sem widgets o last.fm não é nada”

  1. eu tinha um perfil no last.fm (se bem que ainda deve existe)mas nunca aprendi a mexer, nementendi a sua real função. é pra ouvir música? prefiro o multiply, que ao final eu aindaposso baixar.

  2. Realmente o Last FM é sem graça… precisa adicionar mais coisas e o Orkut, eu acho que não vão add isso não, não pelo menso agora, a linha de modificações que estão fazendo não parece levar a isso não.

  3. Sou novo no ramo de blogs, acabei de criar um e quero adicionar o widget do last.fm no meu blog, para ter o radio lá também. Bom, me cadastrei e recebi um codigo para colá-lo no meu blog, mas ainda não descobri como. Pode me ajugar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *