Hoje tive a primeira aula de redação publicitária desse meu novo semestre. Eis a palavra que estava escrita no quadro: BRAINSTORM. Porém comunico a vocês que tenho sérios problemas de vista e de imediato li BRIANSTORM, que coincidentemente é o nome de uma música muito boa, da banda inglesa Arctic Monkeys. Percebi o equívoco quando vi a definição da palavra em baixo: “Tempestade de Idéias = Vivência + Leitura + Imaginação”. Logo começaram os debates na sala de aula, a respeito dessa soma de coisas que até o 3º período do curso de publicidade, ninguém tinha feito nos processos de criação.
Idéias chegam em forma de chuva quando você combina tudo o que viveu, leu e imaginou. Comecei a viajar na coisa e percebi que a gente constrói pensamentos e expressa tudo dando voltas em torno das coisas que vimos, lugares que conhecemos, revistas que passamos o olho mesmo que bem rápido, piadas que algum avô contou, dificuldades que passamos (de certo foram várias) ou conversas longas que tivemos com nossos amigos.
Pensando nisso, volto à música da tal banda inglesa (que gosto muito!). “Brian, especialista em não tentar / Tão típico de você em nos abençoar com a sua falta de esforço…”. De certo Brian não conhecia a tal continha que traz a tempestade de idéias.
Foi inevitável não perceber que todo o meu bloqueio e falta de criatividade pra superar meus problemas acadêmicos e também os pessoais, foi devido à ausência da bendita “tempestade” que não vinha. Perdi a conta de quantos trabalhos deixei de entregar, de quantas vezes achei que da minha cabeça não saía nada além de imagens e que eu deveria trabalhar em produtoras somente e nunca em uma agência de publicidade, muito menos fazer parte de uma dupla de criação! Também já não sei mais quantas vezes desisti de fazer algo por mim mesma, de me reaproximar de alguém ou de tomar qualquer outra decisão, simplesmente pelo fato de não saber o que fazer.
Correr atrás de uma Brainstorm é quase infalível, e com certeza deve ser melhor do que viver a tempestade de Brian. Lembrar, ler e pensar deixa de ser só uma fórmula publicitária e passa a ser um bom conselho.
Manoella Mariano mora em Vitória – ES e é estudante do quarto período de Publicidade e Propaganda. Adora estética da imagem e por isso vive clicando, filmando e editando coisas por aí.
Lembrar
ler
e pensar
fazer os trÊs ao mesmo tempo já é uma tempestade!
massa!
abç
Samuel Lincoln
Dizem que, em Minas, chamam esse negócio de "toró de parpite".:-)