O famoso baratinha, sapo joe ou seja lá como você chamava, está de cara nova. Fato é que eu fiquei curioso quando me contaram, porque não sei se aconteceu só comigo, mas depois de uns anos, parei de achá-lo tão feio assim e comecei até a pensar: se eu fosse comprar um carro hoje, uma das alternativas mais baratas (sem trocadilhos) seria ele.
Engraçado foi começar a pesquisar do jeito errado por sua foto (via Google Imagens) e ter encontrado pelo menos umas 3 versões diferentes para o novo modelo. Mas, depois de achar a versão oficial, tenho minhas observações:
Clique nas imagens para ampliar.
- Olhando pro passado eu lembro que de um modo geral houve muita resistência quanto ao design do Ford KA, quando surgiu em 1997. Hoje dá entender algo importante: o Ka sendo lançado no fim dos anos 90, era muito mais vanguarda do que se imaginava. Seus traços bem audaciosos, o que no fim das contas, gerou muita piadinha como as citadas no começo desta postagem, na verdade eram a indicação de que vanguarda não foi feita para todos e será compreendida de verdade somente tempos depois.
- Se você é atencioso ao design dos carros (é uma das coisas que presto atenção quando estou na rua) perceba como os traços do Ka original influenciaram modelos atuais de carros como Fiesta e Focus ou, comparando com o novo modelo, vê-se detalhes que lembram carros de outras marcas como os novos Palio, Corsa ou Punto.
- A questão final é: onde a Ford quer chegar com um modelo novo que agora parece ultrapassado? Óbvio que a resposta será sempre dinheiro, mas pra quem foi ousado lançando algo de vanguarda em 1997 – e as respostas efetivas as esse vanguardismo vieram cerca de 7 ou 8 anos depois – não parecem agora atrasados já que o novo Ford Ka tem traços que lembram todos os carros que a gente vê na rua o tempo todo?
Ricardo Oliveira
Agora parece uma barata chinesa. =P
Acho bacana o Ford Ka.
Paulo
Adoro o k ele é lindo e
tem tudo a v comigo.