A Revista Paisà, já conhecida pelos cinéfilos do Sudeste como referência em material impresso, que preza por qualidade nos textos e por investigar um cinema fora do mainstream (ou dentro, porque sempre há diretores disfarçados), agora está com novo site.
http://www.revistapaisa.com.br
Não sei se Sérgio Alpendre e Filipe Furtado pretendem migrar do impresso para o eletrônico, mas, aproveitando a deixa, faço pra vocês um guiazinho prático da boa crítica cinematográfica na internet:
– A mais tradicional revista eletrônica de cinema na internet. Leia bem: revista, não portal. Os portais sobre o assunto visam somente cash, público que clique nos AdSense’s…eles não. Editada por Ruy Gardnier, o site conta com um acervo gigantesco de críticas de qualidade. Leia bem: qualidade, não textos que visam dizer pra você se vale a pena ir ao cinema ou não para ver o filme x ou y. Algumas das críticas, às vezes, são um tanto herméticas. Porém, nada que diminua o site.
– Herdeiros da tradição contracampista (e antigos editores de lá), Cléber Eduardo e Eduardo Valente criaram esse novo ponto de leitura. Tem uma linha bastante parecida com a Contracampo, em termos de cuidado no pensar o texto e ir além das amarras superficiais da crítica. Porém, consegue ir além em ensaios e artigos sobre temas variados como: novas tecnologias, panorama de gêneros de cinema do Brasil e do mundo e até uma coluna esporádica sobre vídeos do YouTube.
ZETA FILMES
Tem um layout complicado e que dificulta a leitura dos textos (fonte pequena, linhas muito largas, assim como a Paisà), o que faz com que eu freqüente pouco o site. Entretanto é também um desses que proporciona textos legais. Vale ressaltar que a revista faz parte parte do projeto Fluxus: curtas experimentais de todo o mundo, na internet.
Fazendo parte da trupe de amigos que compõem as duas primeiras citadas aqui, a Cinequanon também é tradicional na internet. Marca presença com coberturas dos festivais, entrevistas e até mesmo resenhas de filmes que já não estãos mais na boca do povo.
Revista que conheço pouco, entretanto, tem um site super interessante e textos que vão além da crítica dos filmes em si. Muitos artigos sobre diversos temas que são apresentados num menu só com nomes de termos cinematográficos. Uma beleza de layout e organização.
—
Ricardo Oliveira