Esse é um dos temas (o mais importante em termos práticos) que é abordado na minha monografia e que também estará presente, de forma mais ampla, no livro que será publicado em breve. Hoje, queria deixar em poucos pontos, quais as possibilidades e pra onde ainda podemos ir. No post anterior você pode conferir alguns breves comentários sobre videocasts e é sobre eles que quero começar falando.
1. Videocast – Em termos de convergência entre mídias tradicionais e da web, essa é uma das mais marcantes. Afinal, a televisão englobou naturalmente características tanto do rádio como do cinema. A facilidade de um blogueiro produzir um videocast hoje é incrível: existem boas câmeras digitais que filmam custando menos de 300,00; você consegue um tripé legal por uns 50,00. Para editar, o que mais existe são softwares livres e para publicar, nem se fala. A questão é que alguns blogueiros podem fazer coisas legais sem nenhuma ajuda de custo ou de parceiros, o que com certeza é trabalhoso. Mas, o que vale é instigar e começar. Faça com qualidade que você será assistido. Quer aprender? Assista Enxame.TV.
2. Podcast – Agregam características dos programas de entretenimento do rádio, mas, aos poucos, desenvolveram linguagem própria: como são independentes, podem criar seu estilo e linha editorial. Por exemplo: Nerdcast e Rapaduracast são programas gravados com mais ou menos 05 pessoas discutindo de forma bem humorada um tema específico, no geral, cultura pop. Nestes programas, existem variações entre o uso de palavrões ou não, de efeitos sonoros, de divisão de seções e uso de pauta. Mas, em linhas gerais, tem como base o rádio e funcionam dentro da Web.
3. Mídias tradicionais – Elas estão presentes, invariavelmente, em diversos blogs. Matérias publicadas em revistas, jornais, programas de TV, sempre estão nas pautas dos blogueiros e, muitas vezes, são razões de ótimas discussões. Afinal, a mídia tradicional ainda insiste em desconsiderar a palavra do leitor de forma mais imediata. Não todos, mas uma boa parte. O encontro entre essas mídias têm gerado cada vez mais o poder de inserir redes de relacionamento entre os leitores: cada vez mais comum a presença da seção de comentários, cadastros para redes sociais internas e coisas do tipo.
Mas… o que está faltando?
Está faltando criatividade, mas me parece que blogueiros são especialistas nisso. Uma característica incrível da blogosfera é como ela consegue se virar nos 30. O cara pega o widget da rede social e com pouco conhecimento de HTML já consegue dar uma transformadinha e deixar a coisa de acordo com o layout do seu blog. E assim, algumas vezes, surgem apps, mashups feitos e propagados pela própria blogosfera. Esse mesmo sentido inovação deveria estar presente de forma mais intensa na relação com outras mídias. Blogueiro tem que deixar de lado jornalista babaca que discute coisas babacas e se preocupar produzir bom conteúdo, interagindo na cultura da participação.
Ricardo Oliveira