A revista Vanity Fair parece que agora está empolgada em presentear seus leitores cinéfilos com belos ensaios fotográficos. Depois da brilhante homenagem aos filmes de Alfred Hitchcock, agora temos alguns dos principais candidatos ao Oscar em 2009 posando em excelentes clicks de Annie Leibovitz. Todos os registros ficaram belíssimos e com uma textura bem legal. Destaque específico para a montagem realizada com a foto de Heath Ledger de 2005, unido digitalmente ao seu diretor Christopher Nolan. As minhas três preferidas foram as de Clint Eastwood (o grande parceiro dele mesmo), Penélope Cruz com Woody Allen (ficou doce) e a de Nicole Kidman com Baz Luhrman que representa bem o que o cinema de Hollywood de hoje: uma tentativa de fazer do olhar altivo de décadas passadas algo pop. Confira o ensaio completo abaixo. Para legendas, passe o mouse por cima das fotos.
Ricardo Oliveira
Olá, Ricardo.
Incrível – na hora, na horinha me lembrei do Barthes, e fui procurar a citação: “Já que toda foto é contigente (e por isso mesmo fora de sentido), a fotografia só pode significar (visar uma generalidade) assumindo uma máscara. É exatamente essa palavra que [Ítalo] Calvino emprega para designar aquilo que faz de uma face o produto de uma sociedade e de sua história.” (A Câmara clara, p. 58)
***
Boas surpresas:ter visto tua foto, na Gruta do Lou, ao lado do Brabo, meu amigo distante com quem nunca estive assim braço-a-braço; e poder ler teus pertinentes textos legais na celulose, além de nos pixels. Espero que o JP te integre em definitivo no caderno.
Abraço do sertão (entre Patos e São Mamede).
A imagem de Clint Eastwood, me parece, é dele no filme Gran Torino. É inexplicável (para mim) a ausência deste filme na premiação da academia, que parece gostar tanto do diretor.
o/
lindissimas expressões sutis, caras e bocas distraídas.
posições pictóricas
:)
Nossa. Como o Clint Eastwood marca presença, né? Em filme e em fotos! Nice. De longe, a minha preferida!! :]
Também fiquei abismado quando vi o trabalho. A da Penélope me faz pensar como é intensa a maneira como ela convive com seus diretores. Almodóvar deve ter ficado com ‘ciuminho’…