Na semana passada eu apresentei para os alunos de publicidade e propaganda da faculdade IESP um workshop/palestra sobre o Twitter. A experiência foi interessante. Havia lá um grupo formado por aproximadamente 40 alunos do terceiro e quinto período. Dentre eles, praticamente todos tinham Orkut, mas apenas 4 ou 5 tinham uma conta no Twitter. A ideia era, além de aproximá-los da realidade das mídias sociais e dos conceitos da Web 2.0 para o mercado publicitário, levá-los a entender como a ferramenta serve para busca de opinião e relacionamento direto com o consumidor/cliente. O resultado final com a turma foi ótimo em termos de uso: ao menos 10 deles já fizeram contas e tem as utilizado com frequência.
Já nesta semana, especificamente nesta quarta-feira, apresentei um seminário no mestrado que tava me deixando preocupado. Era a oportunidade de revisar conceitos importantes para os meus estudos. Até que a parceira do grupo, Eliane Cristina (com Dennise Cunha fechando o trio), teve a ideia de fazermos dele algo menos chato, utilizando os processos midiáticos da série Lost pra exemplificar tudo que a gente precisava mostrar. E deu muito certo. O feedback da turma de Metodologia da Pesquisa Científica em Comunicação foi ótimo. Para os interessados em teorias e modelos comunicacionais para estudar cibercultura, blogs, mobilidade, podcasts, redes sociais e etc, os slides acima são um bom ponta-pé.
Quer conferir outras palestras?
Ricardo Oliveira
Este post possui elementos que, em alguns leitores de RSS, não aparecerão. Acesse-o direto no blog para conferir os elementos incorporados.