Se o que pode sair da mente de Werner Herzog já não é muito normal, imagina se ele resolve escrever e dirigir um filme produzido por David Lynch? Nada menos que a adaptação da história real de um homem que, envolvido com uma realidade paralela, pensa estar atuando numa peça de teatro de Sófoclis e, por isso, assassinou sua própria mãe com uma espada, em San Diego – Califórnia. Ok. Eu não consigo mentir sobre já estar com medo de ver isso.
Medo da história, claro (quem não tem medo de uma foto como essa, acima). Afinal, Herzog é um grande diretor, sempre preocupado em contar as histórias de personagens reais que, de alguma forma, são marginalizados ou estranhos à sociedade. O Homem Urso, O Sobrevivente, O Enigma de Kasper Hauser e outras obras pra lá de interessantes. Dessa vez ele traz Michael Shannon como protagonista e William Dafoe como investigador do caso. O filme ainda não tem data para estreia nacional, mas dá pra conferir o trailer:
VÍCIO FRENÉTICO…EM FILMAR?
Herzog traz em 2009 nada menos que dois filmes. Sim, suas duas novas produçõs serão lançadas em conjunto no próximo festival de Toronto, que acontece de 10 a 19 de setembro. Vício Frenético já tem trailers e fotos rodando pela web há algum tempo, mas ainda não havia falado dele por aqui. Por trás da sua história há também toda uma polêmica instaurada – que está mais para viralzinho proposital. Qual história?
Ora, Vício Frenético é o nome de um filme de 1992, do diretor (também de filmografia cheia de histórias densas) Abel Ferrara. Acontece que, ano passado, começaram os boatos de que Herzog iria refilmar Ferrara. Aí Herzog diz: “Não tem nada a ver. É outra história e outro protagonista”. O que Ferrara diz? “Nunca ouvi falar em Herzog!”. À despeito das farpas entre os dois, enquanto a maioria dos sites tem indicado que realmente trata-se de uma refilmagem, o plot realmente indica outra coisa.
O filme de Ferrara contava a história de um detetive (Harvey Keitel) que investigava o estupro de uma freira. Já Herzog nos contará a história de um detetive instável e viciado em cocaína (Nicolas Cage) que terá de proteger uma testemunha (Xzibit) enquanto desvenda um caso de assassinato. No elenco ainda temos Eva Mendes e Val Kilmer. Nada semelhante, a não ser os nomes originais em inglês: Bad Lieutenant para ambos. O filme estreia no Brasil no próximo dia 21 de agosto.