Fazia tempo, muito tempo, que eu não via algo audiovisual tão belo e singelo como esse vídeo. É saboroso encontra-lo na web – as barreiras de suporte acabaram? É o Vincent Moon, rapaz que já dirigiu clipes do REM, Arcade Fire e é o responsável pelo La Blogotheque. Collection Petites Planètes é a sua nova série.
Não falo apenas de música, senhoras e senhores. O vídeo é sóbrio em seu improviso, porque Vincent demonstra total controle da câmera e faz registros impressionantes. Não bastasse essa fotografia excelente, ainda há uma montagem que proporciona algo impressionante: um (não)encontro entre Thalma e seu pai, Laércio. A música os une.
Assistiu? Agora me responda: existe algo mais belo que o plano em que o menino de vermelho entra em quadro e Thalma está lá no fundo? A câmera o acompanha e, de repente, surge a sensação de um ficcional, de uma construção de corpo de personagem nos planos que captam um Rio diferente. Traz outra sensação e tudo vai se completando nesse pequeno planeta de Moon.
De quebra achei um vídeo do ano passado, do mesmo Vincent, registrando o Thiago Petit cantando em São Paulo, literalmente no meio da rua. E também ficou sensacional.