Resumo
Direto do maravilhoso mundo da Internet, Daniel Jerimum, Gi Ismael e Ricardo Oliveira trazem Guia de Sobrevivência Diversitá: 6 filmes e uma série para entender eleições! Unimos os nossos cérebros em prol da política e lembramos de títulos que nos ajudam a sair da superfície eleitoreira. Descubra qual candidato só quer ser rico, como funciona a manipulação da mídia e o que explica o Lulinha-Paz-e-Amor.
E mais: confira o novo quadro do podcast, “Na Prateleira”, que traz dicas de itens essenciais para sua coleção!
Ouça o podcast
Podcast: Play in new window | Embed
Na Prateleira
- Box Sherlock Holmes (5 volumes)
- O Chamado de Cthulhu e outros Contos – H.P. Lovecraft
- Blu-Ray – Janela Indiscreta (*correção: ainda não foi lançada a edição especial mencionada no cast)
Dicas da Semana
- Fernando Pessoa e Outros Pessoas
- Aplicativo Radiohead – Polyfauna
- Blockbostar #2
- Banda do Mar
- Duet [iOS] [Android]
Títulos mencionados
- Cidadão Kane
- Obrigado por Fumar (cena citada)
- Bob Roberts
- O Candidato
- Entreatos
- Tudo Pelo Poder
- House of Cards
Participe
- Qual filme/série/livro faltou em nossa listinha de eleições?!
- Comente neste episódio e concorra a uma HQ oferecida aos ouvintes do podcast pela Comic House ! Sim, basta comentar como fez o ouvinte Berônio Araújo (foto acima). Comente com um nome, e-mail válido e uma mensagem honrada, nobre padawan.
Assine
Podcast Diversitá
Produção, apresentação e edição: Ricardo Oliveira
Equipe: Daniel Jerimum e Gi Ismael
Queria indicar um livro: Calendário do Poder (Frei Betto)
Sinopse:
Como assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004, responsável pela mobilização social do programa Fome Zero, Frei Betto manteve o hábito de escrever relatórios mensais sobre cada dia de trabalho, como forma de prestar contas de sua atuação no governo federal junto à presidência da República. O material reunido ao longo de dois anos serviu de base ao livro “Calendário do Poder”, documento de valor histórico incalculável, a mais transparente e contundente obra já publicada por quem teve o privilégio de ocupar um gabinete no Palácio do Planalto, que ambienta o leitor com todo o universo próprio do poder no Brasil.
eae seres humanos tudo blz?
ótimo podcast, muito divertido e informativo tbm (Y)
Scandal é uma boa serie que mostra um pouco dos bastidores do governo, homeland tbm tem uma pegada politica bem forte e se for pra se divertir com a politica tbm tem a serie veep ^^
valew,continuem fazendo esse ótimo trabalho e ate a proxima
#VidaLongaAoDiversitá
Edição de Janela Indiscreta saiu sim, Ricardo! http://www.2001video.com.br/produto/bluray-janela-indiscreta–edicao-de-60-anos-de-aniversario-67191.html
Meo, o Pig em videocast? Essa é uma grande novidade da interwebz kkkkkk
Oi gente! Esse será um comentário longo, pois quero fazer dois comentários num só. Tudo bem?
Bem, lá vai.
O primeiro:
Há umas duas semanas, essa menina que acho que vocês conhecem, chamada Rayssa, chegou pra mim e falou “Ei, tem podcast novo no Diversitá, sobre House of Cards!!” (as exclamações são pra simbolizar a empolgação dela com a série e com o podcast). Eu, que não estava numa semana muito livre de trabalho, respondi “Poxa, que massa! Vou dar uma olhada depois”.
O tempo se passou e eu ainda não tinha ouvido o Podcast. Até que finalmente consegui me organizar e o dia (hoje!!!) chegou. Então lá estava eu ouvindo o podcast bem feliz, gostando da opinião e dicas de todo mundo, quando de repente ouço “E quem ganhou o fone da Qualitech foi a JÉSSICA FIGUEIREDO!!”. Minha felicidade foi tamanha que automaticamente soltei um “EU GANHEI UM HEADFONE!!!!” aqui na agência e claro, sai pulando de felicidade pelos corredores da empresa (discretamente, claro).
Então, meu primeiro comentário é: MUITO OBRIGADA!!! Vocês são uns lindos <3 <3
Ok, agora vamos para o comentário (útil) sobre o podcast:
Admito que nunca fui muito fã de filmes e séries sobre política. Mesmo sabendo da importância de filmes como O Que É isso, Companheiro? (que não é bem sobre eleições, mas fala sobre um momento político do Brasil), entre outros, esse tema nunca me atraiu muito. Entretanto, recentemente comecei a assistir House of Cards e passei a ter uma nova visão sobre isso – tanto que gostei muito das dicas de filmes que vocês deram, principalmente Bob Roberts e Tudo Pelo Poder. É interessante ver como o discurso, o argumento, é a principal arma para qualquer pessoa que queira exercer algum tipo de poder.
House of Cards é minha favorita nesse tema, justamente por trazer essa noção de que com palavras e argumentos (que muitas vezes não condizem com a verdade), personagem e expectador conseguem ser convencidos de que determinadas atitudes são justificáveis (veja bem minha tentativa de não dar spoiler). Mas é legal também a gente se perguntar se tudo o que acontece na série condiz com a realidade. Será que existem pessoas como Frank Underwood na política americana? E será que já existiram presidentes ingenuos e simplistas como Jaffrey? Uma questão de estudo de caso para aprofundar depois, quem sabe.
Outro fator interessante pra observamos é que, na primeira temporada, como vocês comentaram, toda a trama é armada por Frank. Porém, não sei se vocês já assistiram, mas na segunda o jogo vira completamente do avesso! Vítimas se tornam vilões e mocinhos viram inimigos que você nunca esperava. House of Cards ainda tem muito pano pra manga, muito assunto pra explorar. Acho que a série será tipo uma Breaking Bad (no sentido de recepção crítica e audiência) deste ano.
Bom, falei demais já por agora. Adorei o podcast e prometo ouvir sempre, mesmo que duas semanas depois hehe :)
Abraços, até mais! E obrigada novamente pelo headphone <3
Respira, respira!