O TINTIN Cineclube traz para João Pessoa programas da série ‘Estudos de Linguagem’ da Programadora Brasil. Esse estudo mostra o cinema como uma arte aberta à exploração de linguagens como: derivações de experiência de suporte, enquadramento, edição, iluminação e trabalho sonoro.
Experimentando é composto por 6 filmes do cinema vanguardista feito por brasileiros que serão exibidos na sessão do TINTIN, hoje às 20h no cine-teatro Lima Penante. São eles: Alma Nua (MG, 2003), de Helvécio Marins Júnior, Dá-dos (RJ, 2003), de Pedro Palhares Fernandes, Dramática (RJ, 2005), de Ava Gaitán Rocha, Man.Road.River (MG, 2004), de Marcellvs L, O Princípio Feminino do Sol (RJ, 2003), do Núcleo Patrícia Bárbara e Sonhozzz (RJ, 2005), de Paulo F. Camacho.
Chegando lá você vai perceber um cinema mais abstrato que envolve imagem e poesia, livre das tradições, nas palavras do crítico Paulo Santos “o cinema trava não apenas um diálogo mais estreito com outras expressões artísticas (sobretudo as artes plásticas) como também transcende as limitações narrativas e assume a sua verdadeira essência, a de arte da imagem”.
Conheça mais sobre os curtas e os outros programas dessa série no site oficial da Programadora Brasil