Tropa de Elite vence em Berlim

O filme brasileiro “Tropa de elite” venceu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim, neste sábado (16), levando o Urso de Ouro de melhor filme.

(…)

É o primeiro prêmio de grande relevância que “Tropa de elite” recebe em sua carreira cinematográfica. O filme, que perdeu a indicação brasileira ao Oscar para “O ano em que meus pais saíram de férias”, não despontou como favorito no dia de sua exibição – houve problemas na tradução das expressões que marcaram o filme. A platéia do festival não demonstrou empolgação e poucos textos favoráveis surgiram na imprensa. A publicação “Variety” fez uma crítica dura ao filme. Próximo do anúncio dos vencedores, no entanto, “Tropa de elite” começou a ser lembrado em listas de possíveis candidatos ao Urso de Ouro.

(…)

A vitória acontece exatamente dez anos depois que o brasileiro “Central do Brasil”, de Walter Salles, também ganhou o Urso de Ouro em Berlim e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de melhor atriz.
[Fonte: G1]

Fato 1: Berlim é um dos festivais de cinema mais respeitados do mundo.
Fato 2: Já era motivo de celebração Tropa de Elite estar concorrendo ao Urso de Ouro.
Fato 3: a exibição do filme no festival foi um fiasco. Legendas em alemão para o grande público (quando normalmente são em inglês) e um único dublador nos fones de ouvido.
Fato 4: O filme vence com climinha de puxa-saquismo pra cima do presidente do júri, o diretor Costa Gavras, que é famoso pelos thrillers políticos. Tropa foi divulgado como tal em Berlim e levou a bolada.
Fato 5: Ok, faz frio no inverno alemão, mas José Padilha poderia ter escolhido um gorro mais adequado para o momento – em algumas fotos, ele parece o mendigo do Pânico na TV.

Parabéns para nós. Filmaço com prêmio de responsa. Leia aqui o texto do DIVERSITÀ sobre o filme.

Ricardo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *