Tem umas coisas que acontecem e a gente nem entende bem como, né.
Nesses vai e vem de Twitter, o co-fundador do Porta dos Fundos, diretor e roteirista Ian SBF me segue por lá e viu ontem esse meu tweet absolutamente despretensioso:
Aprendendo a fazer backstory de personagens no curso de escrita criativa e toda hora pensando:
Tolkien não só fez backstory como transformou em livros, criou novos idiomas, raças, culturas, mapas e tudo tão organizado que ninguém entende como ele tinha tempo de ainda dar aulas.
— Ricardo Oliveira (@diversita) April 13, 2020
Fato é que ele respondeu esse post propondo uma live sobre o tema, que vai acontecer hoje, às 21h no Instagram. Já começa me seguindo e seguindo Ian por lá:
www.instagram.com/ricadomktconteudo
www.instagram.com/iansbf
—
E pra terminar, um rápido backstory: de fato de estou fazendo um curso de escrita criativa. A razão se divide em duas: tem um misto de me aproximar mais das “cordinhas que sustentam o boneco”, pelo gosto de sempre por narrativas e a análise delas.
E segundo porque há mais tempo do que consigo contar eu escrevo ficção de forma despretensiosa. Esse blog já foi casa de vários textos de prosa poética, o catavento já recebeu um ou outro conto e tenho guardado roteiros de filmes que nunca produzi. Escrever meu próprio romance sempre esteve em perspectiva, mas nunca foi pra frente, até o ano passado. Tenho alguns capítulos escritos de um experimento que travou justamente por falta de método, planejamento e técnica. É isso que estou tentando destravar com o curso. E com quatro aulas, já voltei a escrever.
Enfim, nos vemos hoje lá na live, né?
O papo promete (mais Ian falando e eu ouvindo, claro). Além da longa trajetória com o Porta dos Fundos, Ian é diretor do excelente Entre Abelhas (seu primeiro longa), criador/diretor/roteirista do canal de animação Sociedade da Virtude e recentemente lançou esse ótimo curta distópico no YouTube: