Imagem Relevante [Especial]

O trabalho de curadoria de imagens é bastante extenso e penoso. Há algum tempo que eu vivo vasculhando os sites dos artistas que encontro, buscando dar o click nos links certos para apresentar aos leitores do blog. Fascinado como sou pelo caminho cyberneticamente-infinito dessa rede, me perco em cada nova descoberta e me deparo com a possibilidade de uma postagem do tamanho do blog inteiro e que, com certeza, levaria minutos a mais para todos carregarem em seus navegadores. Descobrir Alexandre Lettnin há algumas semanas atrás me fez ter esperança e saber que deveria buscar outros artistas plásticos que representam relevância concreta no apagado meio das imagens eternas. O link [ArtWork] da revista Infuze me fez delirar no mar das dezenas de imagens e links novos que saltaram e que ainda não pude vasculhar por inteiro.

Até mesmo a paixão pode interferir numa seleção mais cuidadosa: corro o risco de, por pura empolgação da novidade fascinante, lançar coisas menos interessantes pelo meu entusiasmo natural nesses processos.

Me sinto especialmente feliz pelo fato de que hoje apresentarei o trabalho de dois brasileiros. Sim, o já citado Alexandre Lettnin, que descobri através de uma indicação no mundo blogueiro e me fez respirar novamente diante do sufoco que sentia por ver as artes plásticas no vácuo. Em seguida você poderá conhecer algumas das obras de Ângela Camata, que pude conhecer através do Sarau da Comuna (que em breve explicarei melhor o que é). Confesso que a escolha por brasileiros tem duas razões que me comprometem: puro e bom entusiasmo e por ainda não ter me aprofundado nos trabalhos dos artistas estrangeiros que descobri. Porém, garanto que será uma viagem única para os que seguirem nos próximos bits…digo, imagens.

ALEXANDRE LETTNIN – espaços, não-espaços, sufocos e alívios.

Alexandre Lettnin nasceu em 1971 na cidade de Pelotas, onde se formou Bacharel em Artes Visuais – Habilitação em Gravura em 1997 (UFPel). Nos últimos anos, além de realizar cursos no Atelier Livre de Porto Alegre, esteve trabalhando no Atelier Empreinte em Luxemburgo, Cientro de la Estampa Contemporânea na Espanha e Atelier Torben Bo Halbirk na França, do qual é membro. Atualmente é professor de Gravura no Instituto de Letras e Artes da UFPel e estuda no curso de especialização em Memória, Identidade e Cultura Material. (www.ufpel.tche.br)

Clique nas imagens para ampliá-las


A Terceira Margem do Rio / Xilogravura – 25,0 x 18,0 cm / 2006


Onward [Avante] / Xilogravura – 20,0 x 25,0 cm / 2006


With Arms Wide Open [Com braços largamente abertos] / Xilogravura – 16,0 x 25,0 cm / 2005


Once upon a time [Era uma vez] / Xilogravura – 25,0 x 27,0 cm / 1997


Vide [Vácuo] / Acrílica em tela – 110,0 x 110,0 cm / 2002


David / Acrílica em tela – 110,0 X 210,0 cm / 2001


In the Light [Na Luz] / Acrílica em tela – 125,0 x 150,0 cm / 2003
Tela pintada ao vivo no show da banda Golgotha. Clique aqui e veja a perfomance.

Lettnin, além dos trabalhos em gravura e tinta acrílica sobre tela, faz performances variadas. Seu blog é recheado de posts com suas obras e vale a pena conferir as intervenções urbanas.

—-

ANGELA CAMATA – Impressionismo e resíduos

Bacharel em Pintura, Gravura e Escultura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, vem se dedicando integralmente às Artes Plásticas, com produções que falam de sentimentos profundos vividos intensamente pela artista. (…) Desenvolve seus projetos artísticos e oferece seus cursos em seu atelier, localizado na cidade de Santo André. Trabalha com váricas técnicas e tem se dedicado na pesquisa da técnica de aquarela e acrílica. (…) (release no site da artista)


Imagens Residuais 01 / Aquarela – 48,5 x 39,0 cm / 2004


Imagens Residuais 02 / Aquarela – 49,0 x 58,5 cm / 2004


Imagens Residuais 03 / Aquarela – 48,5 x 39,0 cm / 2004


Imagens Residuais 05 / Aquarela – 55,0 x 67,0 cm / 2004

Apesar dos traços e escolhas estéticas bastante diferenciadas entre os dois conjuntos apresentados aqui, fazendo observações mais cuidadosas nos sites dos artisticas você encontr
ará temáticas em comum. Isso nos permite fazer uma investigação clara entre o que pretende a arte de Lettnin e Camata.

por Ricardo Oliveira, numa segunda-feira nublada, ouvindo o Disco Paralelo do Ludov.

One Reply to “Imagem Relevante [Especial]”

  1. Oi, Ricardo, como vai? Surpresa ver os trabalhos do Lettnin no seu blog. Gratificante ter proporcionado esse encontro. Quero te convidar a conhecer o meu blog, que montei há pouco tempo. Chama-se Blog da Maya. Se gostar, adiciona aos seus, faça um comentário… Um abraço, a gente se vê por aqui (na web…).
    http:mayablog.blogspot.com/
    Pergunta: poderia adicionar o seu blog à lista dos meus? Obrigada, abraço fraterno.

    Maya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *