Orkut: novo layout, mais leve, mais Web 2.0

Pouca gente percebe mas o nosso famoso e querido orkut ainda é um site em versão beta. Sim, é a logomarca do portal que nos mostra. Isso quer dizer que seu sucesso é algo realmente que deve impressionar os produtores ao ponto de, a cada dia, eles desenvolverem novos detalhes que fazem dessa ferramenta melhor.

Nos últimos meses nós pudemos conferir ótimas novidades como a possibilidade de inserir feeds, responder scraps na sua própria página e a página de vídeos. Verdade é que tais utilidades foram surgindo e carregando cada vez mais nossa página principal e a dos outros usuários. O orkut foi ficando mais lento.

O que faltava? Ajustar exatamente o essencial para que o usuário se sinta confortável nesse “shopping center de relacionamentos”: o design. Faltava ao orkut ganhar cara de Web 2.0. Claro, não falo aqui dos conceitos de usabilidade da plataforma (até porque conheço pouco ou quase nada sobre o assunto), mas sim do seu estilo clean de ser, que tem se difundido na internet brasileira, especialmente através dos blogs da WordPress ou do novo formato de e-mail da Yahoo, por exemplo.

O orkut agora está mais branquinho, ganhou nova disposição em algumas funções como a lista de aniversariantes ou os depoimentos que você ainda não aceitou (que, por sinal, agora viraram os “recados secretos” do orkut). Tudo bem mais ágil, mais limpo.

Recentemente, programas como o PowerScrap, proporcionaram aos usuários insatisfeitos com a estética da rede, uma possível renovação de layout e, inclusive, inserção de widgets em seu blog, por exemplo. É possível que fatos como esse tenham levado o orkut a essa renovação extremamente importante para sua dinâmica no Brasil.

A dinâmica para descobrir novas amizades e comunidades continua e também foi aperfeiçoada no layout: a lista de amigos em comum (uma das minhas ferramentas preferidas) continua, junto da nova lista de comunidades em comum (clicar em “ver todas” e você poderá conferir isso em abas).

Aliás, essa deve ser a nova palavra chave do orkut: abas. Elas estão bem mais rápidas, facilitando muito mais a navegação e fazendo com que, cada vez mais, o orkut torne-se uma ferramenta cada vez mais atrativa para os usuários. Isso tudo inserido no fantástico conceito (quais os benefícios e malefícios?) que a Google tem investido no planeta: deixou de ser logomarca ou produto e passou a inserir-se cada vez mais no cotidiano dos usuários. Eu mesmo sou um exemplo de alguém googado: uso iGoogle, Gmail, Blogger, Google Adsense, Google Analytics, Orkut…

Segundo as estatísticas do site eu já visitaram meu profile 8.580 vezes. O que deve ser muito pouco perto dos viciados que já tem zilhões de scraps. E você, gostou da nova cara do orkut? Deixe sua quantidade de visitas nos comentários =)

Ricardo Oliveira

[errata: visitaram meu profile ao invés de visitei meu profile]

5 Replies to “Orkut: novo layout, mais leve, mais Web 2.0”

  1. Ah não! Meu orkut ainda não está na versão clean. Eu uso o meu quase q 24hs por dia e sempre fico por ultimos nessas atualizações…ahahuahaua

    Mas vou ficar esperando esse dia xegar e quando mudar a versão passo aqui pra dxar minha impressão.

  2. O meu também ainda está na versão beta, mas sei que mudou por causa que o orkut da minha filhinha já mudou!!!
    Se de um lado é interessante ter um profile que sirva para tudo quanto é aplicação do Google, sempre fica aquela pulga atrás da orelha daquela dominação total do sistema.
    Também tenho gostado das novas implementações do Orkut, mas quando você vê um Facebook da vida, vê que ele tem um longo caminho a seguir.
    Um abraço

  3. Mas ei ai..quantos sraps com imagens bonitinhas/brilhantes/e com sonzinho irritante vc já recebeu? heheheh..eu já perdi a conta. Ainda mais agora que o pessoal aprendeu a usar o Slide..aiaiai..

    Mas o visual tá bacana, tenho só que me acostumar mais.

    Falowz Brother!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *