Entre macacos e papagaios

A mesa-redonda aconteceu e contou com um debate relevante. Relevância, por sinal, foi o conceito mais discutido. Não, eu não viajei para São Paulo para assistir ou tive a oportunidade de conferir via TV Estadão, mas, graças ao blogueiro Rodrigo Barba que gravou tudo e disponibilizou no YouTube, conferi todos os 71 minutos que ele conseguiu gravar.

Logo de cara fiquei impressionado com a opinião bastante retrógrada do representante da academia. Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, teve a infelicidade de continuar a generalização da agência Talent e afirmou que na internet tem muito lixo.

Claro, o que ele falou não deixa de ser verdade, mas o tom de acusação – como se nas mídias ditas mais tradicionais não existisse tal lixo – revelou um problema que trás consequências para a comunicação na internet: estamos muito preocupados em achar os problemas e expôr tudo isso (e acredito que essa seja a função da publicidade do Estadão) do que em descobrir formas de encarar essas problemáticas já buscando soluções.

Assistindo ao debate você poderá perceber que está muito mais evidente na nova geração (a exemplo do Edney) a busca por resolver tais problemas. Enquanto isso, a academia pareceu apenas exibir as broncas e mostrar que, ao invés de ser um dos principais canais de pensamento crítico e resolução, não tem investido tempo o suficiente analisando a nova dinâmica das redes virtuais – já que ao ser questionado por propostas Schwartz foi pouco prático.

É evidente que os blogs precisam melhorar. Muitos deles se propõem como algo crível e de boa reputação, mas, realmente não passam de papagaios ou macacos (animais, por sinal, muito presentes em todas as falas dos debatedores). A formatação do leitor e do blogueiro responsável e mais preparado se dará de qual forma? Essa foi a pergunta sem resposta na mesa-redonda. Obviamente ela passa por uma série de fatores, que vão desde as temáticas que são abordadas, que tipo de público seu blog tem, até o seu interesse em simplesmente monetizar um site de conteúdo bem vazio e pouco relevante.

Indispensável para os amigos estudantes de comunicação e blogueiros que acessam o DIVERSITÀ, deixo o vídeo para que vocês assistam. Coloquem pra carregar, vão ler Donald Miller e voltem para assistir este ótimo debate, vale os kilobytes. =)


Ricardo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *