[Especial] A louca geografia da alma

Conheci André Morais ano passado, quando ele retornou ao curso de jornalismo, depois de haver trancado para investir nas viagens que sua vida como diretor de cinema lhe proporcionaram. Na verdade, descobri seu lado cinéfilo aos poucos e, só depois de alguns meses, de algum modo que já não lembro mais, fora-me revelado que ele era o premiado diretor do curta-metragem Alma.

A questão é que já não era mais isso que ele estava vivendo, agora dedicava-se aos ensaios da peça que ele já caminhava há algum tempo, carregando numa mala vermelha um personagem louco, direto da rússia. Daí pra frente, conheci aos poucos o André ator e diretor de teatro, dedicado e bastante seguro em seu trabalho.

Estudando jornalismo juntos, cursamos no primeiro semestre deste ano, a disciplina “Laboratório de Telejornalismo”, na qual pudemos experimentar diferentes formatos de produção audiovisual (desde um videoclipe de fotos até um documentário). Não trabalhos juntos, o que proporcionou que numa das atividades pudéssemos realizar uma entrevista perfil sobre seu trabalho, esta que hoje trago para os leitores do DIVERSITÀ.

No próximo final de semana os pessoenses poderão conferir uma breve temporada da peça Diário de Um Louco – o monólogo interpretado por André, que co-dirige com Jorge Bweres. Desta vez no Teatro Paulo Pontes, o espetáculo será apresentado no sábado e domingo, às 20h. Leia aqui a crítica publicada no blog, na época da temporada no Theatro Santa Roza.

No vídeo você poderá saber mais sobre o processo de pré-produção da peça e como foi o primeiro contato de André com o texto. Uma entrevista num clima descontraído, realizada na Usina Cultural da Saelpa. A reportagem foi realizada entre maio e junho passados e aqui, nesta versão, está compactada (o original tem 24 minutos).

Espero que gostem da nova empreitada do blog e perdoem o amadorismo deste humilde entrevistador bem tímido.

Ricardo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *