[Fest Aruanda] Os melhores do DIVERSITÀ

[Mostra competitiva]: Hoje à noite teremos a premiação segundo o juri oficial, que não sei quem o forma, e talvez eu não esteja por lá. É, a semana foi intensa e o sábado talvez eu aproveite para fazer outro programa. Minha listinha de melhores da mostra competitiva está aí, incluindo menções honrosas e as desonrosas eu deixo para os comentários de corredor. Ontem eu não comentei os vídeos do minuto porque iria tomar mais tempo e já estava com sono – eles também não foram lá muito empolgantes, vai. Mas estão aí. Dividido pelas categorias indicadas pelo festival:

MELHOR ANIMAÇÃO



Lúmen, de Wiliam Salvador Santos

Menção honrosa: Hotel do Coração Partido, de Raoni Assis.

Duas animações com idéias fantásticas. Lúmen ganha por sua elegância num stop-motion muito bem produzido. Hotel do Coração Partido merece realmente atenção e foi meu destaque nas animações da primeira noite da mostra competitiva.

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Pela Tela Pela Janela, de Nycolas Albuquerque

O documentário universitário geralmente fica preso às amarras de ser trabalho de faculdade. Talvez seja por isso que boa parte do que a gente assiste no Fest Aruanda sempre é tradicional demais. Tradicional, entretanto, não está diretamente ligado à simplicidade (no bom sentido). E o curta de Nycolas Albuquerque é simples e bem resolvido. Trata o tema com paixão e não se limita apenas aos depoimentos por eles mesmos, mas brinca com a palavra através da montagem.

MELHOR VÍDEO INDEPENDENTE

– O jumento santo e a cidade que acabou antes de começar, de Léo D. e William Paiva.

MELHOR VÍDEO DO MINUTO

Fotograma, de David Sobel

Categoria que, ao contrário do ano passado, não nos rendeu nada de realmente interessante. O vídeo de Sobel é experimental e por isso me atraiu, gerando a escolha. Porém, sabemos que esse ano o festival foi prejudicado com a escolha de novas categorias como Minuto Ariano.

MELHOR VÍDEO DE FICÇÃO

O Clube dos Suicidas, de Cauê Angeli

Menção honrosa: Esconde-Esconde, de Álvaro Furloni.

Através de uma temática que poderia ser tratada com o clichê do “politicamente engajado”, Cauê Angeli tem em seu O Clube dos Suicidas o diferencial: trata da problemática da violência na mídia atual sem querer propor nada através do que vemos na tela. Constrói o sentido da imagem por ela mesma, fazendo com que a força do discurso contrário ao que vemos ali, seja construído pelo próprio espectador. Tudo isso com humor ácido e ótimas atuações.

E vocês? No que concordam, discordam, etc? Deixem suas listinhas aí nos comentários!

Ricardo Oliveira

7 Replies to “[Fest Aruanda] Os melhores do DIVERSITÀ”

  1. Hotel do Coração Partido, Esconde-Esconde e Solitário Anônimo são os melhores. Os demais concordo com vc.

  2. Só discordo do vídeo de Ficção.

    Pra mim, Esconde-Esconde é o melhor.

    Queria discordar do melhor documentário, mas nem lembro de algum outro. =P

    No resto, a lista está muito boa.

    o/

  3. Olá. Passei aqui para ver as notícias do fest aruanda, muito bacana sua iniciativa de dar ressonância ao evento. Parabéns. Se em cada cidade onde tem um festival no Brasil alguém provocasse e instigasse os internautas desta maneira, teríamos uma grande comunidade de debatedores, sempre alimentando a reflexão e a formação de público para o curta metragem nacional. Paraíba dá o exemplo.

  4. Carlos, seu comentário é de extrema importância, pois confirma e reafirma que foi ótimo investir tempo realizando a cobertura do evento – especialmente porque, por tratarmos de internet, as coisas iriam se expandir além das fronteiras paraibanas. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *