Filme de Cabeceira

Prof. Mousinho enviou hoje para sua lista o e-mail que recebeu do chefe do Decom, Lúcio Vilar. Como o assunto nos interessa, rola um ctrl+C ctrl+V aqui:



Nesta quarta, às 09h no auditório 411 do CCHLA será aberto oficialmente o evento FILME DE CABECEIRA, dentro da programação do projeto Fest-Aruanda 2008 – Itinerâncias Audiovisuais. O primeiro convidado é o escritor W. J. Solha que escolheu o clássico filme “Rastros de Ódio” (John Ford) para ser exibido e debatido em seguida com o público.

Filme de Cabeceira, uma analogia com a tradicional opção literária, vai destacar obras cinematográficas que marcaram personalidades ligadas à produção, pesquisa, docência ou exercício da crítica de cinema na imprensa em nosso estado. Uma vez por mês (veja programação abaixo) um convidado indica um filme que o influenciou, contribuindo com sua formação. O filme será exibido e logo em seguida o convidado faz uma apreciação estética da obra, deflagrando um debate com o público.

Na avaliação dos organizadores, trata-se de uma maneira de conhecer e compreender o processo de formação desses profissionais ao tempo em que as obras a serem vistas recaem naturalmente sobre os clássicos do cinema mundial, o que por sua vez só propicia uma salutar ampliação de repertório de informação cinematográfica.

A atividade vai funcionar como cineclube, e todos sabemos a importância que tem esse tipo de experiência para quem deseja se familiarizar com a estética e a gramática audiovisual, daí sua importância para comunidade acadêmica e demais apreciadores da Sétima Arte.

FEST-ARUANDA-2008
Itinerâncias Audiovisuais

ABRIL
Dia 16, às 09h00, Auditório 411/CCHLA
Abertura do Projeto “Filme de Cabeceira”
Convidado: J. W. Solha (escritor)
Exibição: “Rastros de Ódio”, de John Ford (EUA)
Debate com o público após a sessão.

MAIO
Dia 08/às 09h00/Auditório 411/CCHLA
Lançamento do Edital do IV Fest-Aruanda
Exibição: “Do fim ao princípio”, de Eduardo Coutinho
Debate com o público após a sessão.

Dia 29, às 09h00, Auditório 411/CCHLA
Projeto “Filme de Cabeceira”
Convidado: Wills Leal (escritor e pesquisador do cinema paraibano)
Exibição: “Hiroshima, meu amor”, de Alain Resnais (França).
Debate com o público após a sessão

JUNHO
Dia 12, às 09h00, Auditório 411, CCHLA
Projeto “Filme de Cabeceira”
Convidado: Vânia Perazzo (cineasta)
Exibição: “Noites de Cabíria”, de Federico Fellini(Itália)
Debate com o público após a sessão.

Ricardo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *