O Guardador vence no Cine-PE 2008


Curtas digitais da Paraíba dominam o Cine-PE

Em um ano em que a qualidade dos curtas-metragens esteve léguas à frente dos longas, Minas Gerais e Paraíba dominaram do 12° Cine PE – Festival do Audiovisual, encerrado ontem em Recife.

Na categoria 35mm, o mineiro “Os Filmes Que Não Fiz”, de Guilherme Scarppa, faturou o prêmio de melhor filme e direção de arte. Na categoria direção, o paulistano Esmir Filho venceu por seu trabalho em “Saliva”, exibido em Cannes ano passado.

A atriz Helena Albergaria, da Companhia do Latão, de São Paulo, que já havia vencido no Cine Ceará, faturou também o prêmio no Cine PE. Outro prêmio que se repetiu foi o de fotografia para “Trópico das Cabras”, que já havia vencido a categoria no Festival de Brasília. A animação “Dossiê Rê Bordosa” venceu nas categorias roteiro e trilha sonora.

Na categoria curta digital, a Paraíba dominou a premiação. O prêmio de melhor filme foi dado ao documentário “Amanda e Monick”, de André da Costa Pinto. Já o vídeo “O Guardador” faturou o prêmio especial do júri, da crítica e aquisição do Canal Brasil (que dá R$ 10 mil ao diretor Diego Benevides, além de garantia de exibição na programação do canal).

O gaúcho “Porcos Não Olham para o Céu” também marcou presença na premiação, por meio da direção (Daniel Marvel) e roteiro (Everson Klein), grandes méritos do filme – a atriz Jê Martins também tem atuação exemplar.

[Hoje, no Portal Correio]

Depois o pessoal do portal ainda atualizou a notícia e lançou de cara o textão de Arthur Lins (cheio de classe) que foi postado no Subaquáticos. Lá vou eu me meter a ser falador de novo nesse blog, mas eu acho vergonhoso pra uma dita webimprensa paraibana, dar control c control v, mas não citar o blogueiro; colocar o nome do blog, mas não linkar. Pa-vo-ro-so.

Aliás, viva os blogs, né, Arthur? Se não fosse esses benditos novos fanzines, revistas, espaços de opinião, o que seria da relação crítica/produção em casos como o filme de Diego? Qual o jornal daqui que faz crítica de curtas metragens em vídeo? Longa vida ao Subaquáticos e a todos os blogs que falem de cinema e vídeo dessa terra.

Anyway, meus parabéns aos brothers conterrâneos que levaram trofeus pernambucanos pra casa. Diego agora vai ganhar uma visibilidade fantástica e merece o crédito…O Guardador incomoda na medida e trata o tema com uma baita sinceridade. O que, como diria o amigo Arthur, supera qualquer tipo de problema técnico ou o escambau.

Ricardo Oliveira

One Reply to “O Guardador vence no Cine-PE 2008”

  1. ricardo, mais vergonhoso do que a falta de crédito, foi a ‘edição’ que eles fizeram no texto. cortaram um preâmbulo necessário que tomava os dois primeiros paragráfos, o que fez com que a introdução ficasse totalmente sem sentido e mal contruída. Isso deixa claro a incapacidade de certo tipo de jornalismo (o usual) em contextualizar qualquer assunto ou simplesmente ‘perder tempo e espaço’ com outras informacoes que pretendem dialogar e aprofundar o tema central. e olhe que estamos falando de uma edição online. mas enfim, valeu por seus comentários elogiosos e aguardamos textos seus por lá.

    abco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *