Mostra de cinema alemão em João Pessoa

.

Recebi via e-mail (valeu, Mousinho!) a programação desta excelente mostra – a qual eu sabia que iria rolar, mas estava sem informações. Jornalista-zé-mané, você sabe…

O que está rolando? Trata-se de um evento chamado Kulturfest Itinerante. O objetivo é levar a cultura alemã para 14 cidades brasileiras. Passou por Campina Grande e está chegando agora na capital. Amanhã começa uma mostra de filmes alemães contemporâneos. Quatro longas e quatro curtas-metragem para a galera apreciar lá na Estação Cabo Branco. Acontece nesta terça e quarta e a entrada é franca. Na exibição do curta “Táxti para o devaneio”, um dos diretores da produção estará presente para debate. O filme foi rodado no Brasil e na Alemanha e contou com aprendizes e profissionais dos dois países. Vê só: não perde, não – isso é raridade.

Confira abaixo a lista dos filmes e horários:

19 ago| terça |

16h | Motodrom

Motodrom | 2006 | 8 minutos | Documentário. Direção: Jörg Wagner. As belíssimas imagens granuladas em preto-e-branco, enquadramentos criativos, som e edição perfeitos valeram a Motodrom uma menção honrosa na categoria curta metragem do festival de Sundance de 2007. O filme mostra um grupo de motoqueiros que arriscam a vida numa torre circular, em cujas paredes internas praticam acrobacias inacreditáveis. As expressões dos espectadores, a plasticidade e ao mesmo tempo a monotonia dos movimentos foram captados de forma muito original neste filme sem diálogos, cuja única trilha sonora é o ronco dos motores e os ruídos do contato entre os pneus e a pista de apresentação.


+
Um amigo meu

Ein Freund von mir | 2007 | 84 minutos | Ficção. Direção: Sebastian Schipper. Astro de Adeus, Lênin! (Good bye, Lênin!, 2003) e Edukators (Die fetten Jahre sind vorbei, 2004), o ator alemão Daniel Brühl volta às telas brasileiras como o jovem matemático Karl, um tipo introvertido e inseguro que alcança o sucesso profissional muito cedo mas, incapaz de interagir normalmente com outras pessoas, leva a vida numa indiferença total. Quando seu chefe o envia em uma tarefa diferente para tentar tirá-lo do marasmo, Karl se vê frente a frente com Hans (Jürgen Vogel), seu oposto em temperamento. O filme conta a história dessa amizade improvável e a busca de Karl por uma vida menos ordinária. Ein Freund von mir agradou às platéias da Europa pelas situações engraçadas na interação entre Brühl e Vogel, bem como pela trama – no fundo, uma história de amor. A atriz coadjuvante Sabine Timoteo (Stella) recebeu o Prêmio Ouro do Cinema Alemão por este trabalho. O filme foi produzido por Tom Tykwer, diretor de Corra Lola, Corra (Lola rennt, 1998), no qual Sebastian Schipper fez uma ponta como ator. Assista ao trailer aqui: www.einfreundvonmir.de


18h| Taxi para o devaneio

Sessão Seguida de debate com o diretor Ansgar Ahlers.

(Taxi to Daydream | 2006 | 12 minutos | Ficção). Direção: Dirk Manthey, Ansgar Ahlers e Eder Augusto. Este curta metragem foi filmado em duas partes: a primeira no Brasil por um diretor alemão com uma equipe brasileira formada por aprendizes de cineastas vindos das favelas de São Paulo; a segunda parte, em Kiel, na Alemanha, pelo diretor Brasileiro Eder Augusto. O resultado é uma produção coletiva que gira em torno das imagens de dois protagonistas, um em cada cidade, em sua viagem de táxi. Durante a jornada, cada um deles assiste pela janela a imagens do outro país. Taxi to Daydream foi produzido como parte do Projeto Daydreams, que reúne autores em web design, produção de cinema, roteirização, gerência, etc. A proposta é estimular a troca de idéias entre profissionais de mídia de vários países, através de um fórum na Internet (www.new-daydreams.com), visando à concretização de projetos independentes através da colaboração destes profissionais em todo o mundo. O filme recebeu o prêmio da TV Cultura no Festival de Curtas de São Paulo de 2007.

19h | Vincent

2005 | 14 minutos | Ficção. Direção: Guido Ricciarelli. Aos oito anos de idade, Vincent tenta entender o mundo imitando os adultos a sua volta. Com sua lógica simples mas infalível, ele logo descobre que nem sempre é prudente acreditar no que dizem ou fazem os mais velhos. Vincent é filmado do ponto de vista da criança, o que permite que pequenos detalhes sejam revelados aos poucos ao espectador. Este é o primeiro filme do diretor milanês Guido Ricciarelli, que terminou os estudos na Alemanha, país no qual trabalha atualmente como ator e produtor.

+ Yella

Yella | 2007 | 88 minutos | Ficção. Direção: Christian Petzold. Yella é jovem e bonita, mas decide fugir de um casamento falido e da falta de perspectivas na sua cidade natal para se estabelecer em Hannover. Em oposição a seu interior tumultuado, o comportamento frio e calculado da jovem acaba sendo um trunfo nos negócios, e ela está a caminho do sucesso profissional. Esta personalidade dual, no entanto, mantém a tensão do filme em alta, ainda mais quando Yella começa a ser assombrada por seu ex-marido psicótico. O personagem deu à atriz Nina Hoss um urso de prata no Festival de Berlim de 2007, e a indicação do diretor Christian Petzold para o urso de ouro no mesmo ano. “Ele (Petzold) merece ser comparado a Claude Chabrol, mas ao mesmo tempo com algo muito distinto, e distintamente germânico”, publicou o jornal inglês The Guardian, que classificou Yella como um “thriller extremamente envolvente”.

20 ago | quarta

16h | Taxi para o devaneio (reprise)

(Taxi to Daydream | 2006 | 12 minutos | Ficção). Direção: Dirk Manthey, Ansgar Ahlers e Eder Augusto. Este curta metragem foi filmado em duas partes: a primeira no Brasil por um diretor alemão com uma equipe brasileira formada por aprendizes de cineastas vindos das

favelas de São Paulo; a segunda parte, em Kiel, na Alemanha, pelo diretor Brasileiro Eder Augusto. O resultado é uma produção coletiva que gira em torno das imagens de dois protagonistas, um em cada cidade, em sua viagem de táxi. Durante a jornada, cada um deles assiste pela janela a imagens do outro país. Taxi to Daydream foi produzido como parte do Projeto Daydreams, que reúne autores em web design, produção de cinema, roteirização, gerência, etc. A proposta é estimular a troca de idéias entre profissionais de mídia de vários países, através de um fórum na Internet (www.new-daydreams.com), visando à concretização de projetos independentes através da colaboração destes profissionais em todo o mundo. O filme recebeu o prêmio da TV Cultura no Festival de Curtas de São Paulo de 2007.

+ Hotel Very Welcome
( 2007, 89 minutos|Ficção). Direção: Sonja Heiss

A fuga da rotina, a fascinação da viagem, os desentendimentos interculturais e uma relação telefônica muito especial. Com humor e ironia, o filme descreve o mundo dos viajantes “Lonely-Planet“ pela Ásia e retrata a situação sentimental de uma geração. Um contraponto ao mundo que se parece tão globalizado e leva os protagonistas à realidade dos mochileiros utilizando métodos quase documentais. A equipe viajou e filmou na Ásia durante 4 meses para interiorizar esse sentimento real de viajantes.
ELENCO: Eva Löbau, Svenja Steinfelder, Chris O’Dowd, Ricky Champ e Gareth Llewelyn.

19h | Ego Sum Alpha et Omega

Ego Sum Alpha et Omega | 2005 | 7 minutos | Animação. Direção: Jan-Peter Méier. Do nada, o personagem Ego Sum é jogado em um mundo diferente do seu e precisa se ambientar. Até que consiga encontrar o seu caminho, ele já terá se tornado igual aos outros habitantes, em aparência e no comportamento apático. Este filme é o projeto de conclusão de curso do diretor Jan-Peter Méier na Escola Superior de Arte de Kassel. É dele também a produção, o roteiro e a animação. Os desenhos simples em preto-e-branco chapado lembram o estilo das histórias em quadrinhos, embora o curta tenha alguns gráficos em 3D.


+
Cães de caça

Jagdhunde | 2007 | 86 minutos | Ficção. Direção: Ann-Kristin Reyes. Lars é um jovem de 16 anos que vive num isolamento duplo: primeiro, por morar em uma fazenda afastada de tudo no interior da Alemanha; segundo, por manter um relacionamento frio com seu pai, com quem vive, mas raramente se comunica. A sensação de solidão fica ainda pior quando Lars descobre que o pai está tendo um caso com a tia Jena, e a mãe aparece de repente com seu próprio amante. Jagdhunde é um drama sobre família, sobre distância e aproximação. A diretora Ann-Kristin Reyes escolheu a locação a dedo. “Em toda a Alemanha, não há lugar mais solitário, e você pode ver e sentir isso em todas as imagens. A paisagem é muito importante para o clima do filme”, definiu.

3 Replies to “Mostra de cinema alemão em João Pessoa”

  1. Destes eu já assisti, e recomendo fortemente, “Um Amigo Meu”. Gosto muito do Daniel Brühl. Tenho uma pá de filmes dele aqui em casa. Muito bem filmado, atuações excelentes, um roteiro que não chega a surpreender, mas que não nos deixa desgrudar da história, pelo menos estas foram minhas impressões.

    Abraço Ricardo,
    belo trabalho na elaboração deste post. Tá bem “facinho” de ver!
    E eu pensando que nunca veria sinopse por aqui… =)

  2. Rs…

    copiei, fi…as descrições (exceto pelas fotos que realmente catei oq achei por aí) são todas copiadas do e-mail que recebi. Como trata-se de uma mostra, achei importante colocar as sinopses. =)

    aquele abraço e valeu pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *