Monografia: o retorno!

Não, amigos, eu não abandonei este blog!

A questão é que tem horas que a gente realmente precisa deixar de lado algumas coisas, pra que as outras funcionem bem. E foi só isso que aconteceu, mesmo. Estive durante as últimas 4 semanas totalmente imerso no universo de escrever uma monografia.

Foram 3 semanas pra correr atrás da minha própria preguiça e procrastinação. Setenta e uma páginas registradas com o título “Convergência de mídias no blog Brainstorm#9 – uma análise a partir das teorias da cauda longa, funções pós-massivas e cultura da convergência“. Éeee… título de monografia é gigante assim mesmo.

Pois bem, trata-se de uma análise de teorias recentes sobre novas mídias, de autores como Henry Jenkins (big guy no MIT), André Lemos (big guy de cibercultura no Brasil) e Chris Anderson (big guy da Wired); assim como uma apresentação do que são blogs, sua blogosfera e a relevância recente e, por fim, uma análise prática focando na convergência de mídias presente no blog Brainstorm#9. Sim, ele mesmo, o blog sobre publicidade, marketing, comunicação, mais famoso do Brasil, escrito pelo Carlos Merigo.

A defesa (apresentação) do trabalho de conclusão de curso aconteceu ontem (quinta-feira, 11 de setembro) na Sala Aruanda do Dep. de Comunicação da UFPB. A banca formada pelo orientador Prof. Dr. Henrique Magalhães, Prof. Dr. Marcos Nicolau e Profª. Drª. Nadja Carvalho, avaliaram o trabalho e me deram nota máxima (10,0) pelo resultado! YAHOOOO! (isto não é um viral).

E eu estou aqui, ultra-feliz, de volta à casa, pra compartilhar com vcs tudo isso. Não somente a história, mas também o trabalho:

Download em PDF da monografia completa.
Abaixo, a apresentação no Slideshare. Ou faça o download do PPS.

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: blog convergência)

É isso! Obrigado pela paciência de todos!
Nos próximos dias uma postagem sobre “10 coisas para você não fazer enquanto escreve uma monografia”. Preparem-se!

Ricardo Oliveira

18 Replies to “Monografia: o retorno!”

  1. Opa, isso muito me interessa!
    Vou baixar e ler tudo. Eu não disse
    que seria dez? Pena que não estou
    ai pra comemoração no sabadão.
    Parabéns, cara! Deus te abençoe!

  2. Poxa, cara, parabéns! Tava realmente louco pra ir (Sarinhah foi?!), mas vc tinha razão quando falou que minhas quintas-feiras são fogo (eu as chamo de Quinta-feira de Fogo… toda semana tem uma). Dei uma olhada no material e fiquei animado. Tenho certeza que foi um dez por merecimento mesmo. Vou fazer o download da mono e dar uma olhada. Valeu, Ricardo.

  3. Parabêns, já baixei agora falta ler e ver o que tem de bom…

    vou baixar até os ppts, tenho que fazer uma apresentação no final do semestre tipo para banca e tudo… isso será de grande ajudar para ter ideias e saber mais ou menos por onde andar.

  4. Congratulations Ricardo,

    Voce é com certeza um dos nossos bons orgulhos (santos) – e seu trabalho espelha uma grande avenida de oportunidades para o Reino, e um súdito pra lá de preparado!

  5. Pô só agora tive oportunidade de aparecer aqui para te parabenizar. Muito bom cara, muito bom mesmo. Dez não é pra qualquer um….

  6. Eitaaaa, eu quero esse post aih, viu. e com urgencia!!!
    as 10 coisas q nao devemos fazer sob nenhuma hipotese. vai servir pra mim demaaaiisss!!!
    beijo, nego. vou ficar lendo seu blog agora assiduamente.
    so uma coisa: to me controlando pra nao ler o seu post sobre o ensaio, hehehe. aiai.

  7. Olá amigo, estou fazendo um trabalho relacionado com o tema de sua monografia, tentei baixar o pdf e não consegui. Teria como mandar pra meu e-mail? Ficaria muito grato (josbertorocha@yahoo.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *