Colei grau – não sou jornalista

Na última segunda-feira eu tive o prazer de após quase 05 anos dentro da UFPB, colar o grau como bacharel em comunicação social – jornalismo. É, agora eu posso dizer, sou “jornalista”. Mas, desculpem, não quero dizer isso.

Eu não tenho e nunca tive interesse real em ser “repórter” ou “apresentador” de qualquer coisa nas mídias tradicionais. Isso pode acontecer sim, talvez, dentro da Web, porque essa é a minha praia – jobs temporais, talvez. Sempre levei numa boa as piadinhas-clichê-fala-sério-mudem-isso do tipo “Ae, garotão! Vai ser o novo William Bonner, hein?”. Ah, vai catar coquinho seco na Polônia. Eu quero algo mais interessante – e que também dê dinheiro.

Sim, por que também não adianta correr por aí nas utopias de 68, acreditando em qualquer chatice pseudo-anti-capitalista-jornalismo-pró-revolução-de-qualquer-coisa. Se as suas ilusões ainda não foram perdidas, recomendo que leia Malvados. Você precisa ganhar dinheiro pra sobreviver aqui – recomendo que procure ainda hoje um jeito criativo disso acontecer.

Essa, por sinal, é a minha dica pra terminar. Seja criativo, inove. Taí a minha meta. Muitos talvez não botem fé que o mercado de comunicação em João Pessoa algum dia vá crescer e receber melhor boas inovações. Eu sou do pensamento que isso ainda não aconteceu por culpa dos profissionais bananas que temos por aqui. Todo mundo pensa a mesma coisa pessimista e realmente o mercado nunca sai do canto. A tarefa pode não ser fácil, mas quem tem interesse em ver a coisa andar, precisa tirar o traseiro gordo da poltrona fétida e botar a mão na massa: ensine o mercado a olhar para o novo, o excelente, o que está além da mediocridade.

Colei o grau, mas não sou jornalista. Prefiro ser chamado de comunicador social mesmo. E tô aí pra fazer bem feito – na medida do possível. Visitem meu novo blog/site pessoal. Isso aqui continua, alegre, contente, atualizado com menos frequência, mas continua. O primeiro post por lá é o vídeo da excelente palestra do PhD Luli Radfahrer.

RICARDO OLIVEIRA

8 Replies to “Colei grau – não sou jornalista”

  1. certa homenagem aos pais resguardou o restinho de integridade daqueles que usaram da fala durante a colação. parabéns.

  2. Digo o emsmo Ricardo, sou jornalista formado, mas não tenho interesse nenhum em ser reporter ou apresentador, produtor dessa midia tradicional. Também quero fazer algo diferente, que eu sinta prazer em fazer e de grana. Já Sei! Vamos abrir um projeto juntos? rsrsrsrs.

    To fazendo radio e tv para exatamente aprender mais coisas na area de comunicação, adorando conhecer melhor o mundo do cinema, das alternativas audiovisuais e relacionamento midia-sociedade.

    Parabéns mesmo assim, um diploma já é alog, em serviu para entrar como graduado na UFPB. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *