Espetáculo “O Castelo” da Paralelo Cia de Dança aprovado por projeto do MinC

"Três Irmãs" da mesma companhia

.

Na última segunda (21), a Fundação Nacional de Artes divulgou a lista de aprovados no Prêmio de Dança Klauss Vianna 2008 e o grupo paraibano Paralelo Cia de Dança foi contemplado com esse incentivo cultural. O nome do projeto intitula a nova coreografia da companhia, O Castelo, adaptação do livro de Franz Kafka, que tem por objetivo levar ao público em geral a concepção Kafkaniana de isolamento e incomunicabilidade.

A Paralelo Cia de Dança é a primeira companhia paraibana a ser aprovada nesse prêmio nacional e com isso a FUNARTE está fazendo parte da história, não apenas da companhia, como também da Paraíba ao promover a renovação e o incentivo no nosso Estado, relendo nossas políticas públicas em dança.

A coreografia tem previsão para estrear no final do ano e ficará em cartaz no Teatro Santa Roza. O espetáculo possuirá três bailarinas no palco Lília Maranhão, Vanessa Queiroga e Joyce Barbosa que também assina a coreografia e direção.

Sobre o espetáculo – A abordagem da obra de Kafka para a dança funciona como meio de compreensão de que os questionamentos advindos da mesma são atuais e nos encaminham a uma análise do século em vivemos, percebendo, dessa forma, que os fundamentos do texto possuem raízes muito fortes com a concepção do mundo em que vivemos, mas que, ao mesmo tempo, se globaliza e quebra fronteiras, cria uma incomunicabilidade, ou melhor, uma comunicabilidade falsa.

Portanto, usando a obra de Kafka dentro do contexto do século XXI e buscando questionar, inserido no trabalho O Castelo, as modificações corpóreas advindas desse distanciamento físico que, inúmeras vezes, deságua no emocional é que o trabalho coreográfico encontra justificativa em uma temática de relevância humana.

Parabéns para as colegas Joyce, Vanessa e Lilia…trabalho continua crescendo e tende a ser ainda maior. Keep going.

Já escrevi sobre a Paralelo, leia.

foto: Felipe Gesteira

Ricardo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *