“A Era do Gelo 3” é a principal estreia neste fim de semana

Das estreias que nos rodeiam essa semana, contamos com um filme de drama num cenário de guerra e uma animação. Um Ato de Liberdade (Defiance) tem no comando de sua história os irmãos Tuvia, Zus e Asael, interpretados por Daniel Craig (007 – Cassino Royale), Liev Schreiber (X-Men Origens: Wolverine) e Jamie Bell (Billy Elliot) respectivamente. Eles são fazendeiros judeus que fogem para uma floresta depois que seus pais são assassinados pelo exército alemão.

Juntamente com eles, outros judeus conseguem fugir dos guetos formando uma comunidade resistente que se ajuda com o objetivo de sobreviver. Mesmo entre eles há divergências e disputas. O líder Tuvia quer se vingar dos alemães sobrevivendo e salvando o máximo de vidas possíveis. Já o Zus acredita na vingança armada, e parte para o combate armando emboscadas, até que finalmente se junta ao exército russo.

O diretor Edward Zwick, o mesmo de Diamante de Sangue, não recebeu muitas críticas positivas. Alguns dizem que o filme é bonito, bem ambientado, dramático, com teor sócio-político, mas que isso não foi o suficiente para transformá-lo em algo inesquecível. Ao tentar englobar do drama à ação, da selvageria à esperança, acaba se perdendo e transformando-se em apenas um bom filme. Ainda disseram que a produção foi clichê e que com meia hora já se supõe quase tudo sobre os personagens e que poucas supresas surgem.

Independente de todas as críticas negativas sobre o diretor a história dos irmãos Bielski é real e foi retirado do livro Desafio: Os Partisans Bielski, rico em descrições sobre o cotidiano dos “judeus da floresta”, nome pelo qual ficaram reconhecidos.

Cinema congelado

Para os que achavam que os dinossauros foram extintos, no terceiro filme da animação A Era do Gelo eles são os últimos de um vale perdido e vão muito bem.

O casal de mamutes Manny (voz de Diogo Vilela/Ray Romano) e Ellie (Cláudia Gimenez/Queen Latifah) estão esperando seu primeiro filhote, por isso o futuro papai deixa os amigos de lado e passa a dar mais atenção para sua esposa.

A preguiça Sid (Tadeu Mello/John Leguizamo) sente-se isolado e começa a pensar em ter sua própria família, saindo a caça de uma dama. Nessa sua procura acaba encontrando 3 ovos de dinossauro e começa as suas desventuras com a mamãe Dino.

Já o tigre Diego entra numa crise existencial e passa a acreditar que a convivência pacífica com os outros animais o deixou um tanto manso demais.

Como nos outros filmes, paralelamente a história dos amigos, Scrat, um esquilo dentuço e mudo, continua em busca da sua noz e me lembrando a história do coyote que vive atrás do papa-léguas com idéias mirabolantes que nunca acabam bem, mas nos proporcionam boas gargalhadas. O diferencial agora é uma esquilo fêmea, a Scratita, que usa seu charme feminino num jogo de sedução com o objetivo de roubar a comida de Scrat. Será que esse relacionamento sobrevive a essa disputa gastronômica?

O filme está mais uma vez sob a direção de Carlos Saldanha que explorou muito os efeitos visuais em 3D permitindo a melhor visualização dos detalhes. O diretor, um dos brasileiros mais importantes de Hollywood na atualidade, conseguiu fazer um filme que envolve adultos e crianças numa sacada lucrativa e divertida.

One Reply to ““A Era do Gelo 3” é a principal estreia neste fim de semana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *