Sessões de arte estreiam nesta sexta no Box Cinemas, com filme dos Dardenne

Com as duas excelentes edições da mostra “Noite de Estreia”, que trouxe a João Pessoa a exibição de filmes alternativos ao circuito comercial, em 35mm, chega então a vez das sessões CineArteJP. Prometido e cumprido: teremos sessão diária de filme que não entra na lógica de distribuição comum, passando duas semanas em cartaz no Box Cinemas. De segunda a quinta, sempre às 20h30 e de sexta a domingo às 15h30. Achei os horários agradáveis e o prazo total adequado. E vocês?

Teremos como estreia o bonito “O Garoto da Bicicleta”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. O filme ganhou o prêmio do Juri em Cannes no ano passado e traz a história Cyril, um menino que foi deixado em um orfanato por seu pai. A história da fita gira em torno da busca que o menino faz por seu pai que não aparece para visita-lo.

Os Dardenne fazem um filme bastante direto, ainda mais que o anterior “A Criança”. Talvez tão direto que faça falta, a quem assiste, uma camada emocional mínima que fosse presente no tratamento final. Não que a história não tenha um peso por ela mesma, sim, há esse peso. Mas essa foi a sensação que tive ao sair da sala, quando vi em fevereiro em São Paulo. Leituras posteriores me indicaram que a ausência disso talvez seja justamente o acerto do filme, o que me faz querer revê-lo. Mas o que mais me interessa em rever “O Garoto da Bicicleta” é em dar atenção maior ao que representa Cyril e todos seus impulsos de ira, de descoberta, de interesse pelo mundo.


O GAROTO DA BICICLETA

Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco Principal: Thomas Doret, Cécile de France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione
Gênero: Drama
Duração: 87 min.
Classificação: 14 anos

Produção: Stefano Massenzi, Denis Freyd, Luc Dardenne, Jean-Pierre Dardenne
Premios: Festival de Cannes 2011 – Prêmio do Júri European Film Awards 2011 – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro

One Reply to “Sessões de arte estreiam nesta sexta no Box Cinemas, com filme dos Dardenne”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *