Novo Winamp: player, agente, agregador, amigo…


Mal deu tempo de testá-lo por inteiro. Mas já vale a postagem, a análise. As coisas que já me saltaram ao olhos na edição 5.5 de aniversário de 10 anos do Winamp foram tantas que corri aqui (o Thiago que deu a idéia, enquanto nos empolgávamos no chat).

Uso Winamp desde os 12 ou 13 anos e, no geral, ele sempre foi aquela coisa enxuta e prática. Um player em que você poderia escolher novos skins para personalizar seu desktop musicalmente. Quando saiu a versão 5.0, que viria a ser sua primeira grande mudança, eu tive problemas. O programa era bastante robusto para minha máquina com seu novo skin e eu continuei usando padrões antigos. Até que dei alguns ajustes e passei a usá-lo de forma completa, tanto para ouvir música (como sempre) como também para ver filmes e séries (sempre tive problemas com outros softwares).

Agora o player da Nullsoft me aparece numa nova versão bem interessante. Realmente podemos dizer que ele demorou para inovar, já que é antigo no mercado. Mas, quando inovou, fez bem feito. Talvez “inovar” realmente não seja a palavra mais adequada. O Winamp agora simplesmente consta com os serviços que são necessários a qualquer software que deseja entrar no mundo das redes de relacionamento e informação à la web 2.0: player leve, agente de informações e agregador de feeds.

– Primeiramente, a nova versão aparece com um design em novo formato. Isso pode gerar algum susto no começo (até mesmo aquele desespero de antes: será que vai ser lento?) mas tudo se resolve com o tempo. Não é o sistema mais fácil para o usuário mais iniciante, porém, nada de muito complexo. Agora existe a opção do player ocupar toda a tela (como vocês podem conferir ampliando a imagem acima) e é uma opção vantajosa quando estamos usando as suas funções de browser.

– Em segundo lugar, uma das novas e grandes funções do Winamp 5.5. Ele vem com conceito de last.fm e conta com um sistema de agenciamento de informações bastante interessante. Quando você está ouvindo certo artista, surge na aba “Now Playing” do browser informações: imagem do álbum, datas, discografia, biografia e review do disco. É mole? Ainda tem mais. Ele termina a listinha indicando artistas similares. Conhecem isso de algum lugar? “Last” o que? Claro, o Winamp não faz aqui nenhuma novidade no sentido dos dados. A chave está onde ele dispôs isso. Graças à conexão direta com a rede, agora, as informações do artista estão mais precisas no player. Os dados ainda são capengas e para os “grandes”. Mas, nomes brasileiros como Marisa Monte e Los Hermanos constam na lista, além do Hillsong United (para não decepcionar a maioria dos leitores, tive que testar, né?). O sistema depende do File Info estar atualizado (clique na música na playlist e aperta alt+3 e confira se as tags estão preenchidas).

– Por último, a novidade mais web da coisa toda. A versão 5.5 vem com agregador de feeds para podcasts disponível através do browser (amplie e confira na imagem abaixo). São milhares de pods cadastrados no player para você se inscrever e poder ouví-los. Artes, Música, Cinema, Espirituais, Rádios, TV’s…tudo. Consegui testar alguns poucos e fiquei surpreso porque na lista constam podcasts em português. Sim, são poucos (numa lista de 250 você encontra uns 2 ou 3) mas funcionam e o player não vacila.


Quero agora tentar testar novos skins e sentir a performance dessa nova versão. Apesar da nova pele básica ser simples e bonita, sempre gostei de personalizar melhor o Winamp à cara do meu desktop e pretendo verificar essa função. É provável que este seja o melhor conjunto de alterações no Winamp e, talvez, as melhores no campo de programas que busquem repensar suas funções em tempos de comunidades virtuais ligadas à musica e web 2.0. O Thiago disse que iria desinstalar o iTunes e eu dou a maior força.

Ricardo Oliveira

7 Replies to “Novo Winamp: player, agente, agregador, amigo…”

  1. Eba!!
    Winamp…estou descobrindo este player faz pouco tempo…
    vo testa essa nova versão..

    bom post
    abraços
    =]

  2. A minha preferência é um winampplayer, que apenas toca. Já que faço 10 coisas diferentes enquanto escuto música.

  3. Pô, eu costumo usar o Foobar2000.

    É um bom tocador ele te mostra a integra dos sons, já usei muito outros tocadores hoje uso só esse.

    É simples mais é bom, é tosco mais é ótimo rsrsrrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *