MP3 arco-íris ou cálculos do Radiohead

Eles escolheram lançar o CD via internet, sem gravadora. Disseram: pague o quanto você quiser pelo pacote. E é verdade. O primeiro dia foi ontem e as notícias dizem que eles já venderam 1 milhão e 200 mil discos no primeiro dia. Falamos aqui de vendas – provavelmente, os dados dos usuários que pagaram pelos downloads (sim, você pode escolher pagar zero libras).

Faça comigo um cálculo quase pessimista: se eles venderam 1 milhão e 200 mil cópias a 5 libras cada (o conjunto de 10 faixas), eles já ganharam 6 milhões de libras. Eles já cobriram os custos de gravação e de montar um site com um servidor robusto um zilhão de vezes. Dessa vez, sem impostos, sem lucro da gravadora. Criaram buzz em cima do assunto, revolucionaram a maneira de vender música e ainda são considerados a melhor banda do mundo. Devem estar vendo arco-íris? Não, as canções continuam tristes e desesperadas.

Estou ouvindo o CD e em breve postarei resenhas rápidas sobre alguns álbuns que ouvi esta semana, incluindo este In Rainbows o novo CD do Radiohead.

Ricardo Oliveira

4 Replies to “MP3 arco-íris ou cálculos do Radiohead”

  1. Eles são fodas! Mas eu fico pensando se essa estratégia daria certo com uma banda desconhecida, lançando seu primeiro CD.

    Acho que pra ter resultados assim tão “radioheadicos” só mesmo sendo o Radiohead.

    Mas que a indústria sentiu o tranco sentiu. Outros artistas de peso estão aderindo. Com certeza nada mais será como antes!!! hehehe

  2. Na boa, essa estratégia de marketing e a do NIN foram as melhores que eu já vi na vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *