Rápido e rasteiro [1] Filmes

O psicólogo encantado com o Sol em Sunshine – Alerta Solar.


Sunshine – Alerta Solar | DVD | ****

– Bela metáfora. Assisti junto à galera do ComArte e valeu a pena discutir sobre as analogias à algumas situações bíblicas. Claro, baseadas em rápidas impressões, como esses breves comentários que aqui teço. Pudemos conferir uma relação de situações com passagens do velho testamento, como quando Moisés pede para ver Deus e Ele diz: “não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá”. E então Deus permite que Moisés o veja através de uma fenda; tal qual a situação dos tripulantes que não podem observar mais do que 3% do sol com segurança. Ainda há outras analogias que comentamos na noite, mas, é melhor que você mesmo as descubra. O filme é belo. Grato a Thiago Falcão pela dica.

Touro Indomável | DVD | *****

– Como disse anteriormente, comprei o DVD deste que é um dos meus filmes preferidos. Ainda não pude assistir os extras, mas revi a obra-prima. A beleza do preto e branco de Touro Indomável é inigualável e foi completamente restaurada nessa edição, bem como toda a sonorização que não é menos fantástica. O melhor de Touro Indomável é conferir o tratamento de Martin Scorcese com os planos nas cenas de boxe e, certamente, como parece deixar a história de Jake La Motta fluir por ela mesma – tudo é errado em sua vida e Scorcese mostra como ele continua a tentar superá-las através da mesma razão que o levou ao erro: a violência parece estar impressa em seu caráter.

Antes do Pôr-do-Sol | PC | *****

– Outro dos melhores que já vi na vida. Junto ao primeiro filme, Antes do Amanhecer, forma um obra-prima sobre a beleza da palavra e do detalhe. Richard Linkater desenvolve aqui, de forma ainda mais intensa todo a sua magia em duas variações de câmera (os longos planos-sequência de caminhada e os campos e contracampos enquanto o casal está parado) trazendo uma noção de realidade única ao expectador. Como disse poucos posts atrás, seu final é um dos mais belos do cinema – e ai de quem discordar. [update: um maluco colocou no YouTube os dois filmes inteiros (divididos em partes de 10 mins). Clique aqui.]

Infância Roubada | Cinema | **

-Fui para assistir Paris, Te Amo e acabei vendo este que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Aliás, o que houve com o Mag? O site está fora do ar, das 05 salas apenas 04 funcionam e uma delas ainda está com Ratatouille. Nada de Tropa de Elite. Tudo bem, ele ainda é o cinema que nos trás a raridade chamada Paris, Te Amo, mas…. Espera, não foi disso que vim falar. No geral, esse filme sul-africano deixa a desejar por sua inconsistência em tentar nos convencer de que o garoto realmente pode mudar. Se o desejo era mostrar que um encontro com um criança lhe dá a esperança de construir algo melhor e isso se daria somente em sua mente, faltou mais símbolo e menos imagens óbvias. Porém, lendo a crítica de Cléber Eduardo na Cinética eu me pergunto então por que o bom sempre são sa histórias dos rebeldes e nunca daqueles que se redimem. Parece para os críticos que, nas artes, essa escolha é algo impossível ou sempre clichê – mesmo que eu concorde que na maioria das vezes seja assim, não posso afirmar que isso é sempre chato ou impensável para o bom cinema.

O físico em Sunshine: a dicotomia de consertar um Ícaro para chegar ao Sol.

Ricardo Oliveira

4 Replies to “Rápido e rasteiro [1] Filmes”

  1. “Antes do Amanhecer” e “Antes do
    Pôr-do-Sol”. o primeiro foi tão
    bom que mereceu uma continuação.
    é bem a minha cara: realidade,
    verdade e poesia. amo demais!

    uma pena que o video que tá
    no youtube não é legendado.
    mas vale a pena só pelas
    imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *