O pop sem seu rei e o mundo pós-Michael

Falar sobre Michael é até desafiador para nós até porque TODO mundo está falando sobre ele, não é verdade? Não vamos falar nada sobre discografia, pedofilia, Nerverland, disco mais vendido, remédios e derivados. O pop sem rei e o mundo após ele traz coisas que só um gênio musical é digno. Como Zeca Camargo disse em seu blog escrevendo ao som de “Boom boom pow” de Black Eyed Peas “Michael abriu caminhos para a música” e disse ainda que tudo o que ele criou foi parar exatamente ai em “Boom boom pow”. Você concorda?

Bem concordando ou não, o músico e produtor do grupo Black Eyed Peas Will.i.am, gravou com Michael duas faixas para a edição dos 25 anos de “Thrïller” (esse CD é muito bom mesmo). O álbum também contou com a colaboração de Fergie e Akon.

Então nada mais justo do que o grupo de artistas de hoje que são legados do rei, compor uma música em sua homenagem. Foi o que fizeram os cantores Diddy, Chris Brown, The Game, Usher e Boyz II Men. “Better on the Other Side” (“Melhor do outro lado”), foi gravado por esse pessoal em menos de 24 horas após a morte do cantor. Chris Brown disse ainda que esse é o tipo de canção que faz anjo chorar. Se você quer chorar junto com eles baixe a música pelo site e veja o vídeo.

Agora falando de dança, Justin e Madonna não seriam os mesmos se Jackson não tivesse criado o passo de dança mais perfect e ilusionista de todos os tempos. Se você quer aprender a fazer o Moonwalk está aqui um dos milhares de vídeos que você encontra no Youtube:

Ainda sobre o passinho mais famoso ever, encontramos algo bem polêmico: dizem que o Moonwalk do Michael teve origem no sapateado e nos loucões que dançavam jazz. Surpreso? Então veja a compilação das possíveis inspirações do Peter Pan pop.

Para os que são viciados em joguinhos no PC e, ao mesmo tempo fãs do Michael Jackson, nada melhor que um emulador engraçado onde o astro usa suas dancinhas para atacar os vilões.

Se você pensou que as homenagens ao rei do pop estavam apenas concentradas no lado norte da América, nas bandas de cá o famoso cartunista Mauricio de Souza (nossa infância né?) falou no Twitter que está preparando homenagem para Michael. A revistinha conta com roteiro de Paulo Back e será protagonizado pela Turma do Penadinho. Mauricio disse que daqui pro final da semana a história estará toda pronta. No Twitpic do cartunista você encontra algumas páginas não finalizadas.

Parei alguns minutinhos para relembrar a evolução dos seus clipes, desde do tosquinho estilo disco, disco “Rock with you” até as ruas sujas de “Billie Jean”. Ele permitia a ousadia dos diretores na hora de produzir um clipe. Ninguém tinha na época metade da criatividade, efeitos especiais e gingado. Lady Gaga não conseguiria fazer seus clipes fashionistas sem as megas produções já feitas por ele.

Para os corações tristes e saudosos que como eu passaram a semana ouvindo suas músicas, a empresa AEG, que organizava os 50 shows que Michael faria, gravou 100 horas dos ensaios do cantor incluindo o ensaio antes de sua morte no Staples Center em Los Angeles. Há boatos que esse material será transformado em DVD e CD.

O mundo após Michael com certeza não será o mesmo. Tudo bem que há algum tempo ele não vinha produzindo coisas sensacionais como antes, mas o que ele foi é superior às suas bizarrices e gastos exorbitantes.

Mesmo não sabendo ao certo quem Michael era como pessoa, como artista ninguém teria autoridade de dizer que ele não dividiu a música em AM e DM (antes de Michael e depois de Michael).

Crédito da montagem inicial: Fanpop

One Reply to “O pop sem seu rei e o mundo pós-Michael”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *