Sem mais cronologias e Live Aid, vamos partir do princípio, o começo do gênero musical que conquistou gerações, criou mocinhos, vilões e imortais.
Em meados dos anos cinquenta no sul dos Estados Unidos, estilos musicais diferentes se unem. De um lado o cancioneiro popular dos negros, o rythm & blues. Do outro o velho repertório dos caipiras brancos, o country. A melancolia da dura vida dos negros e o lamento dos pequenos camponeses, deram as primeiras notas da ideologia chamada rock’n’roll.
Os primeiros atingindos com esse novo ideal musical foram os jovens que se encontravam em meio a disputas entre o capitalismo e o comunismo (guerra da Coréia de 50). Rotulados rebeldes sem causa, tinham o rock como um estilo de vida no qual cada nota dava o ritmo dos seus comportamentos.
Elvis popularizou o estilo, com sua chegada magistral misturando todas as influências.
Ao som do ritmo dançante e guitarras elétricas, “(We’re Gonna) Rock Around the Clock” de Bill Haley, foi consagrado hino oficial do rock’n’roll. Depois de Haley, outros artistas vieram como Chuck Berry, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.
A revista Rolling Stones argumentou que “That’s All Right (Mama)”, o primeiro single de Elvis Presley, foi o primeiro registro de rock na história e também marcou a criação do estilo “rockabilly”.
O que pode-se dizer é que Bill Haley surgiu cedo demais para fazer sucesso, o rock era um embrião e os fãs também, ainda assim fez sucesso e abriu caminhou para os sucessores. Porém, Elvis popularizou o estilo, com sua chegada magistral misturando todas as influências: rockabilly, blues, rythm & blues, country e pop.
Todo dia é dia de rock, inclusive segunda-feira, por isso, curta esse início do rock ao som de “One, two, three O’clock, four O’clock rock…” e “That’s all rigth now mama, anyway you do…”. Balança o pezinho!
No mesmo ritmo de comemoração pelo dia mundial do rock, aproveite para ouvir o nosso podcast especial sobre o tema!
One Reply to “Eles criaram o rock. Parabéns pra eles!”